segunda-feira, 25 de junho de 2018


  1. Site UFPR
  2. Site Setor da Educação
  3. Site Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
  4. Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/SD
  5. Plataforma Brasil
  6. Periódicos CAPES/MEC
  7. Portal MEC
  8. WebQualis CAPES
  9. Sistema de Bibliotecas da UFPR
  10. Solicitação do e-mail UFPR para acesso à internet
  11. Horário funcionamento RU (Restaurante Universitário)
  12. Horário transporte Intercampi
  13. Orientações para Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFPR
  14. Dicas para inserir numeração apenas em algumas páginas do Word 2013/2010
  15. Núcleo de Concursos UFPR
  16. CNPQ
  17. Celin UFPR

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite pessoal,

    Não sei se os colegas acessam esse canal/fórum, mas vou registrar a preocupação e uma demanda que está acontecendo na ufpr /comitê de ética na Plataforma Brasil, que considero grave e produtoras de consequências sérias.

    Recentemente submeti o meu projeto de pesquisa ao comitê e fui exigida que os documentos que registram e oficia a pesquisa, fossem substituídos o meu nome e colocado como responsável pela pesquisa o nome do orientador. Gente isso é muito sério, pra não dizer grave.

    Isso é completamente ilegal, equivocado e mal interpretado por alguns interessados, a resolução que foi publicada pelo governo, na qual nada fala sobre alunos de pós graduação, apenas de responsabilidade entre professor e aluno de graduação. Se isso não for resolvido na ufpr, os alunos pesquisadores de pós graduação terão consequências nefastas com relação a sua autoria e responsabilidade com a sua pesquisa. Uma vez os documentos passados para terceiros/orientador, a pesquisa legalmente deixa de ser sua. Jamais um aluno que está em formação de pesquisador deverá transferir ou permitir a transferência de seu trabalho de dissertação ou tese para o orientador como responsável e ele o colaborador. Isso é armadilha perigosa e absurda.

    Estou severamente questionando o posicionamento do comitê e tais condutas de orientação jurídica da associação de professores, que não existe decisão judicial nem pode ter sobre isso, que passa a ser até suspeito esse interesse nas pesquisas dos alunos, não aceito essas imposições ilegal, seria usurpar a capacidade e tomar para si a produção alheia. Um comitê que exige tais mudanças não pode ser atendido nessas condições. Não existe lei que ampare esse absurdo, é ilegal. Pelo contrário, como fica a autoria do aluno? A defesa do seu trabalho? A pesquisa de campo? Tudo é oriundo da sua pesquisa.

    O alerta é que teremos consequências imediatas se permitir o orientador ser o principal pesquisador. Fiquem atentos.

    Gostaria de saber qual é o posicionamento do centro acadêmico, dos representantes docente sobre esse problema do comitê de ética na plataforma, sobre essas imposições ilegais.

    Precisamos abrir a discussão e tomar as providências enquanto alunos pesquisadores.

    É o que tenho a dizer e alertar.

    ResponderExcluir